Solidariedade

A Solidariedade verdadeira implica perguntar, organizar, materializar e proporcionar ao outro o que ele precisa à maneira dele e respeitando a sua cultura e modo de Vida. Esse caminho interno é longo e pressupões algum desenvolvimento pessoal e espiritual, para que saibamos caminhar da empatia até à compaixão, com muita humildade e sem nos substituirmos ou enfraquecermos a dignidade.

Desde a conceção até ao nascimento, tudo tem uma ordem. Como seres humanos, estamos vinculados a uma imensidão de sistemas. Desde o nosso corpo, à família, ao país, ao continente que pertencemos. Todos eles formam um sistema integrado e interrelacionado entre si e que nos influencia sem estarmos conscientes.

Meditação Moderna

 

Quando ouvimos falar de meditação é quase inevitável não chegar à nossa mente imagens de monges com um ar tranquilo demonstrativo de grande sabedoria, podendo a nossa mente ligar a uma ou outra religião, mas mesmo assim a percepção de tranquilidade e sabedoria fica presente. De seguida a nossa mente julgadora ou invejosa lança uma série de razões por não termos a tal serenidade ou sabedoria e rapidamente voltamos a ligar o nosso piloto automático e alimentar a mente com uma qualquer distração.

Quarentena

Neste período de quarentena a que todos fomos convocados, por algum desígnio de força maior quis o destino que acontecesse durante a quarentena da Páscoa. Não deixa de ser interessante esta relação tão profunda quando vivemos (no nosso caso) numa sociedade católica.

Entrámos num tempo de recolhimento, de quietude e de observarmos e reaprendermos a viver a partir do nosso interior. Por isso mesmo, estamos todos confinados à nossa casa. Ao nosso templo sagrado. Ao nosso Corpo. Para isso é preciso parar e criar condições para escutar o nosso silencio e ter a coragem de escutar o nosso ruído interno que mora e se esconde para lá desse primeiro aparente silencio. Resistir ao convite e à vertigem de continuarmos através das redes sociais a sermos tomados e absorvidos pelo circunstancias exteriores. A verdade é que o frenesim das obrigações e de tudo o que é urgente, mas não necessariamente importante, está, aos poucos, a acalmar e a mostra-nos o Essencial.

Mensagem para 2020!

Bom Ano 2020!

Desejo um Ano CONSCIENTE e PRESENTE para que nos sintamos em sintonia connosco, com o nosso Amor próprio e Poder Pessoal. Só assim é possível discernir a realidade e tomar decisões que estejam alinhadas com o Plano da nossa Alma.

Um Ano onde possamos praticar a COERÊNCIA interna de forma a ganhar espaço para que a VERDADE e a LEALDADE a nós próprios sejam o motor que nos conduz, movido pela força do AMOR que permite fazer emergir a Coragem que é necessária para seguir em frente, mesmo que isso implique dizer um NÃO a algo que é difícil para sermos capazes de dizer SIM a nós próprios e vencermos o desapego.