A História da Arte Nos Seus Tempos: Do Renascimento ao Modernismo

Apresentação

Este curso propõe um olhar anacrónico sobre a ideia de linha de tempo histórico nas artes plásticas.
Entender a história é entender o nosso lugar no presente, como uma janela que se abre para uma paisagem, onde a história e a arte se fundem num único gesto. Como na música, a história da arte e a arte na história guiam-nos nos seus diversos tempos.

Desta forma, o curso propõe identificar os estilos e períodos artísticos mais relevantes na história da arte ocidental, assim como alguns artistas maiores e obras exemplificativas.

Começando pelo Renascimento, que originou novas tecnologias e materiais aliados a novas teorias em torno da prática da arte, passamos pelos movimentos do Maneirismo e o Barroco e discutimos a importância da Reforma e Contra-reforma, o Neoclassicismo e o Romantismo. No final, observamos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial apontarão caminhos ao Realismo e ao Impressionismo. Terminamos com o Pós-Impressionismo e o Simbolismo, que estão na esteira de um novo século, o século das luzes, do cinema, de duas Grandes Guerras e do poder das imagens: o Século XX.

«Compreende-se então a necessidade de alargar, de abrir a história a novos modelos de temporalidade: modelos capazes de fazer justiça aos anacronismos da própria memória.»
Georges Didi-Huberman, in Diante do Tempo

Este é um curso presencial e decorrerá nas instalações do Espaço Amar (Rua Rosa Araújo, nº 34 - 5º andar), em Lisboa. Asseguramos o cumprimento das medidas de higiene necessárias, para que todas as pessoas tenham uma experiência agradável e em segurança.

Inscrição

Para efectuar a sua inscrição, por favor contacte-nos por telefone (935 421 215) ou e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

O horário de atendimento é das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00, de 2ª a 6ª feira.

A inscrição compreende:
- o preenchimento de uma ficha de inscrição;
- a apresentação do documento de identificação;
- o pagamento do curso (ver mais informações abaixo).

Com os dados da sua ficha de inscrição, será elaborado um contrato de formação, que será assinado na primeira aula