Reencontre o Seu Propósito através da Consciência Sistémica
Objetivos do Curso
- Compreender o que é a Consciência Sistémica
- Ganhar um novo olhar sobre a vida através da integração pela visão sistémica
- Aprender a observar como esta Consciência Sistémica se manifesta e influencia as várias áreas da vida
- Tomar consciência de que cada um de nós é um sistema, por si só, que vive interligado com múltiplos sistemas
- Compreender a forma como estes múltiplos sistemas impactam a nossa vida e influenciam as nossas escolhas
- Ganhar capacidade de utilizar esta tomada de consciência em prol da construção de uma vida mais saudável, mais feliz e com propósito
Solidariedade
A Solidariedade verdadeira implica perguntar, organizar, materializar e proporcionar ao outro o que ele precisa à maneira dele e respeitando a sua cultura e modo de Vida. Esse caminho interno é longo e pressupões algum desenvolvimento pessoal e espiritual, para que saibamos caminhar da empatia até à compaixão, com muita humildade e sem nos substituirmos ou enfraquecermos a dignidade.
Desde a conceção até ao nascimento, tudo tem uma ordem. Como seres humanos, estamos vinculados a uma imensidão de sistemas. Desde o nosso corpo, à família, ao país, ao continente que pertencemos. Todos eles formam um sistema integrado e interrelacionado entre si e que nos influencia sem estarmos conscientes.
Meditação Moderna
Quando ouvimos falar de meditação é quase inevitável não chegar à nossa mente imagens de monges com um ar tranquilo demonstrativo de grande sabedoria, podendo a nossa mente ligar a uma ou outra religião, mas mesmo assim a percepção de tranquilidade e sabedoria fica presente. De seguida a nossa mente julgadora ou invejosa lança uma série de razões por não termos a tal serenidade ou sabedoria e rapidamente voltamos a ligar o nosso piloto automático e alimentar a mente com uma qualquer distração.
Quarentena
Neste período de quarentena a que todos fomos convocados, por algum desígnio de força maior quis o destino que acontecesse durante a quarentena da Páscoa. Não deixa de ser interessante esta relação tão profunda quando vivemos (no nosso caso) numa sociedade católica.
Entrámos num tempo de recolhimento, de quietude e de observarmos e reaprendermos a viver a partir do nosso interior. Por isso mesmo, estamos todos confinados à nossa casa. Ao nosso templo sagrado. Ao nosso Corpo. Para isso é preciso parar e criar condições para escutar o nosso silencio e ter a coragem de escutar o nosso ruído interno que mora e se esconde para lá desse primeiro aparente silencio. Resistir ao convite e à vertigem de continuarmos através das redes sociais a sermos tomados e absorvidos pelo circunstancias exteriores. A verdade é que o frenesim das obrigações e de tudo o que é urgente, mas não necessariamente importante, está, aos poucos, a acalmar e a mostra-nos o Essencial.
O Altruísmo aumenta a realização do ser humano e torna-o mais feliz!
O conceito de altruísmo refere-se ao comportamento humano que procura e promove o bem-estar do outro sem uma recompensa pessoal direta permitindo assim o crescimento do outro de forma livre.
Por Maria Gorjão Henriques in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2020
Mensagem para 2020!
Bom Ano 2020!
Desejo um Ano CONSCIENTE e PRESENTE para que nos sintamos em sintonia connosco, com o nosso Amor próprio e Poder Pessoal. Só assim é possível discernir a realidade e tomar decisões que estejam alinhadas com o Plano da nossa Alma.
Um Ano onde possamos praticar a COERÊNCIA interna de forma a ganhar espaço para que a VERDADE e a LEALDADE a nós próprios sejam o motor que nos conduz, movido pela força do AMOR que permite fazer emergir a Coragem que é necessária para seguir em frente, mesmo que isso implique dizer um NÃO a algo que é difícil para sermos capazes de dizer SIM a nós próprios e vencermos o desapego.
Entrevista a Juiz Joaquim Manuel da Silva, "As Constelações são uma Resposta"
"As Constelações são uma Resposta"
O Juiz Joaquim Manuel da Silva esteve presente no 1º Congresso Internacional de Constelações em Portugal, que decorreu nos dias 18 e 19 de Outubro e fala aos leitores da Revista Progredir sobre a coragem de abraçar as Constelações e da importância desta ferramenta, no encontro de respostas.
Progredir: Juiz Joaquim Manuel Silva, para os leitores que não o conhecem, quatro palavras que o definem como pessoa?
Entrevista a Cecilio Fernández Regojo, “A paixão das Constelações”
Entrevista a Cecilio Fernández Regojo,
“A paixão das Constelações”
Cecilio Fernández Regojo, formador Internacional de Constelações Organizacionais, fala aos leitores da Revista Progredir sobre o potencial das constelações e do impacto do 1º Congresso Internacional de Constelações em Portugal.
Progredir: Cecilio, para os leitores que não o conhecem, quatro palavras que o definem como pessoa?
Entrevista a Maria Gorjão Henriques, “AMAR”
Entrevista a Maria Gorjão Henriques,
“AMAR”
Maria Gorjão Henriques, organizadora do primeiro Congresso Internacional de Constelações em Portugal, fala à Revista Progredir sobre o desafio deste projeto e como o aumento da consciência leva ao aumento da responsabilidade.
Progredir: Maria, para os leitores que não o conhecem, quatro palavras que o definem como pessoa?
Procrastinação? Transformar as rotinas em rituais .
O nosso desenvolvimento espiritual depende da nossa atenção e presença no agora. Adiar rituais e propósitos não serve para a nossa vida. É preferível mergulhar no dia-a-dia, na vivência das pequenas coisas do quotidiano para reconhecer o carácter sagrado, mágico e divino que está presente em tudo o que está a nossa volta. Por Maria Gorjão Henriques
Coerência nas relações amorosas
O tipo de relações que mantivemos e os padrões que criamos para nós geraram sensações no corpo físico e emocional onde a mente ficou presa e se alimenta. São essas sensações que impulsionam a nossa vida e são perpetuadas de vida para vida através da lei da atração. A necessidade do inconsciente de repetição e criação das mesmas sensações nesta vida é que vai criar o padrão emocional e a forma de pensar e agir perante determinadas circunstâncias.
É impossível termos uma vida que não seja o reflexo do nosso mundo interior. No caso da relação amorosa ela é, sem duvida, o reflexo da lealdade, intimidade, necessidade de presença, Amor, respeito, dedicação e compaixão que praticamos para connosco.
Onde está a minha verdade interna?
Existe coerência entre o que fazemos, dizemos e pensamos? Onde está a verdade que cada um de nós quer prosseguir como ideal na minha vida?
“No passado mês de Maio completei mais um aniversário e escolhi passar esse dia em contacto comigo própria. Senti um chamamento irrecusável para passar esse dia de forma introspetiva, intimista, como se precisasse que o tempo parasse para sentir através do meu corpo a expressão da natureza viva em mim e à minha volta, os cheiros da terra húmida e da horta, os sons dos pássaros, a brisa que acaricia a pele trazendo com ela o fresco da manhã.
Sonhei voltar a ir aos lugares onde tinha as melhores recordações da minha infância. O meu propósito era honrar os bons momentos e memórias do meu passado e trazer de novo à superfície essa experiência genuína de simplicidade, plenitude, comunhão com a beleza que se manifesta a cada momento, no cheiro da terra quando por momentos sentimos essa força de vida a brotar por nós.
O Ciúme
Sentir ciúme pode ser aproveitado como um semáforo para que possamos parar, aceitar, cuidar, Amar e dar a atenção necessária para recuperar a nossa estabilidade interna e acima de tudo, o nosso Amor próprio sem depender do exterior.
O estilo de vida que a maioria das pessoas é convidada a viver é tão acelerado, desprovido de profundidade e intimidade que convida a uma superficialidade que todos os dias vemos manifestar-se nas redes sociais e na forma como as pessoas comunicam e se relacionam de uma maneira geral.
Essa forma de estar é catalisadora da emergência de sentimentos de insegurança e falta de auto conhecimento e consciência que invadem as pessoas devido ao excesso de solicitação e atenção que dedicam fora de si mesmas.
Será que somos verdadeiramente livres para escolher o nosso caminho profissional?
Cada pilar da nossa vida serve para nos experienciarmos como seres humanos de forma a trabalharmos a expansão da nossa consciência. O caminho profissional é sem dúvida um dos principais. É através dele que expiamos grande parte do nosso inconsciente.
Observando as escolhas das profissões, a maior parte das pessoas escolhe a sua profissão de forma muito pouco livre. Quando um talento especifico não é conhecido, expresso e desenvolvido, na maioria dos casos as pessoas escolhem em função de condicionamentos introduzidos na sua educação e/ou de lealdades inconscientes ao clã familiar.
Progredir Espiritualmente
Nesta edição que é marcada por mais um aniversário da Revista Progredir não posso deixar, antes de tudo, de dar os Parabéns à Equipa pela concepção e materialização do projecto e por tudo aquilo que representam para as pessoas que têm a oportunidade de usufruir desta revista mensalmente.
Para a Progredir, desejo uma vida longa e feliz e acima de tudo que continuem a contribuir, através dos princípios que estão na base das escolhas dos temas que abordam, para continuar a fazer a diferença proporcionado uma oportunidade para a tomada de consciência dos seus leitores.
Será que temos como saber se estamos a progredir espiritualmente?A partir do lugar de onde estamos a nossa visão e entendimento é extremamente reduzida e numa fase inicial destinada ao engano. Continuamos a ver a vida através de uma lente alimentada e comandada pela nossa mente que não nos permite ver as coisas como elas são.
O Valor do Perdão
Porque será que é mais fácil perdoar uma criança do que um adulto que nos ofenda e agrida?
Quando procuramos a definição para o verbo Perdoar encontramos descrições que nos falam de deixar de querer mal a alguém responsável por um acto desagradável, hostil, que nos prejudicou ou nos fez sofrer. O que encontramos de forma mais consistente como definição é desprender do ressentimento.
Abordando o tema a partir da perspetiva espiritual (no que concerne à nossa proposta evolutiva e a ampliação da nossa consciência) desprender do ressentimento é o ponto que escolhemos para refletirmos em conjunto e aprendermos a observar a intenção de PERDOAR a partir de um novo olhar.
Viajar com os relacionamentos
Cada pessoa que aparece na nossa vida quer seja através da vida profissional, de uma amizade ou por via de um relacionamento amoroso, transforma-se num espelho que reflete a qualidade do nosso mundo interno, da vibração com que estamos na vida, denunciando a qualidade e profundidade da relação de Amor que desenvolvemos connosco próprios.
A grande viagem dos relacionamentos que a vida nos propõe poderá estar na nossa capacidade de observar, descodificar e entender o lugar que cada pessoa ocupa, denunciando de forma objetiva, através das dificuldades inerentes ao ato de nos relacionarmos com ela, partes de nós que por exemplo não aceitámos, quando precisavam de ser aceites, que não amámos o suficiente, que não cuidámos algures no tempo, que não respeitámos quando era preciso, que não honramos no momento devido, que não agimos com lealdade, que não protegemos o suficiente.
Renascimento
Basta olhar à nossa volta para ver como a natureza nos ensina a morrer e a renascer para a vida. As árvores despem-se no inverno para dar lugar a novas folhas na primavera. Os frutos caiem das árvores para dar lugar a novas sementes e novos frutos. Quem de nós nunca viu um por do sol e se questionou sobre a velocidade com que a luz desaparece no horizonte? Tudo é impermanente e tudo pulsa através de uma força maior que nos guia em direcção à unidade, à consciência, ao Amor.
Sem que tenhamos qualquer controlo, o nosso corpo físico tem milhares de processos por dia onde morrem células para dar lugar ao nascimento de novas células. E o processo repete-se da mesma forma. Caiem cabelos para dar lugar ao nascimento de novos cabelos. A verdade é que todos esses processos acontecem de forma natural e sem que tenhamos consciência, porque movidos por uma força maior, por isso não temos como intervir ou ter livre arbítrio sobre eles. Razão pela qual correm bem!
Um novo Olhar nos Relacionamentos
Propomos-lhe fazermos uma viagem autobiográfica onde poderá visitar os vários relacionamentos que teve na sua vida até hoje e fazer um exercício que lhe poderá permitir abrir um Novo olhar sobre si próprio e sobre a razão pela qual tem vindo a atrair determinado tipo de padrões emocionais.
Numa folha dividida em três colunas experimente escrever na 1ª coluna, o nome das pessoas com quem teve relacionamentos significativos por ordem cronológica desde a sua infância. No fim ou numa folha à parte acrescenta o nome do seu Pai e da sua Mãe.
Em frente a cada nome vai escrever na 2ª coluna, o que foi vivenciado de forma mais positiva designadamente os recursos, as qualidades, forças e atributos que essa relação tinha ou tem.
Uma Vida com Magia
Sim, claro que sim!
Começando pela etimologia da palavra Magia esta provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa Sábio.
Por isso a Magia é a nossa faculdade de observar e descodificar a relação com o mundo e com as pessoas, observar a proposta da qualidade energética que esta relação nos proporciona ou desafia e descodificar o significado que cada pessoa e cada circunstância que atraímos na nossa vida acrescenta para o nosso auto conhecimento e para a expansão da nossa consciência.
Magia é entender e perceber que cada acontecimento, ato, experiencia, sentimento que é despertado e a sua respetiva sensação no nosso corpo, fazem parte de um cenário mágico porque atraído e cozinhado por nós com o objetivo de trazer à luz e ao nível do conhecimento e da experiencia a revelação de algo que temos para incluir, ver, reconhecer, iluminar e integrar dentro de nós.
Reciprocidade - Uma das leis fundamentais das nossas vidas
A reciprocidade faz parte de uma das leis fundamentais da nossa Vida. Reciprocidade é a palavra que define e explica a importância da troca entre o DAR e RECEBER. Por isso ela é tão importante em todo o tipo de relações que o ser humano desenvolve nas diversas áreas da sua vida.
Neste artigo, iremos dar especial enfase à reciprocidade nas ordens do amor entre um homem e uma mulher, devido ao facto de observarmos muita tensão, repetição de padrões e sofrimento em relação à perceção e avaliação que as pessoas fazem das suas relações amorosas. Esperamos que este artigo possa contribuir para esclarecer e quem sabe proporcionar uma nova tomada de consciência em relação à expressão da forma como o Amor flui entre casais.
Será que o empreendedorismo e a espiritualidade são duas faces da mesma moeda?
Empreender significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que realiza visões, que transforma sonhos em objetivos e visões em realidade.
Quanto à espiritualidade muitas pessoas interpretam e avaliam o conceito de espiritualidade como algo elevado ou intangível. Espiritualidade é sentir e viver na matéria a sua natureza divina.
Mas para que possamos materializar visões é necessário estarmos ligados e conectados de forma consciente com a força da vida que se manifesta através de nós, que passa por nós, que faz bater o nosso coração sem que possamos dizer sim ou não!!!!